Fundação EDP entrega 178 computadores a alunos em Elvas | Fundação EDP

Fundação EDP entrega 178 computadores a alunos em Elvas

A Fundação EDP entregou esta manhã 178 computadores ao Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas, destinados a alunos do 1º ciclo inseridos em contextos vulneráveis. Esta doação é feita no âmbito do Programa EDP Solidária, que em 2021 está a doar um milhão de euros em equipamentos para apoiar a capacitação digital do ensino nacional.

Elvas segue-se às entregas já realizadas ao Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja, Agrupamento de Escolas do Cerco (Porto), Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano (Porto) e Agrupamento de Escolas de Pedrouços (Maia). No total, serão distribuídos 3.000 equipamentos vocacionados para o ensino do 1º ao 3º ciclo.

As escolas públicas às quais se destinam os computadores foram identificadas pelo Ministério da Educação no âmbito do Programa TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, localizadas em territórios económica e socialmente desfavorecidos.

Esta doação realizada pela Fundação EDP foi determinante para suprimir todas as necessidades de equipamentos digitais apresentados pelos alunos daquele Agrupamento, contribuindo, desse modo, para a melhoria significativa do processo ensino - aprendizagem, cada vez mais centrado nas potencialidades das tecnologias digitais”, salienta Paula Rondão Almeida, diretora do Agrupamento de Escolas do Cerco.

Os computadores doados às instituições de ensino ficam disponíveis para serem utilizados pelos alunos na escola e em casa, ao longo do percurso letivo.

“A capacitação digital dos alunos é uma condição essencial à sua inclusão, logo, ao seu aproveitamento e sucesso escolar. Com a atribuição destes 3.000 computadores a Fundação EDP quer contribuir para que mais crianças e jovens em situação de vulnerabilidade possam ter um acesso igualitário à escola, seja presencial ou digitalmente”, afirma Filipa Sá Carneiro, diretora da Inovação Social da Fundação EDP.

O Programa EDP Solidária é uma das principais linhas privadas de investimento social em Portugal. Criado em 2004 tem como objetivo apoiar projetos que melhorem a qualidade de vida de pessoas socialmente desfavorecidas e de promover a integração de comunidades em risco de exclusão social. Desde então, já apoiou a implementação ou manutenção de mais de 400 iniciativas nos setores da Inclusão Social e da Saúde, num investimento superior a 15 milhões de euros.

Em 2020, o Programa EDP Solidária canalizou 500 mil euros para a aquisição de materiais de proteção individual – máscaras, luvas, óculos e batas descartáveis –, que beneficiaram cerca de 26 mil utentes e funcionários de 300 lares de idosos em 16 distritos do país.

30 Abr 2021