Fundação EDP apoia projeto de reconstituição da Fábrica de Moagem em Sesimbra | Fundação EDP

Fundação EDP apoia projeto de reconstituição da Fábrica de Moagem em Sesimbra

Terá cumprido a função de cavalariça mas foi adaptada na década de 1910 para moagem de trigo e milho - A moagem de Sampaio, em Sesimbra, é conhecida por receber cereais provenientes de todo o Concelho. Edificada no início do séc. XX, esta pequena moagem rural entra em declínio e cessa actividade nas décadas de 1980 e 1990.

Em 2012, a Fundação EDP, com o Programa "Ilumina o Património", e no âmbito da sua política de mecenato, apoiou a intenção da Autarquia de Sesimbra de salvaguarda, valorização e divulgação do seu património, em particular a de promover a conservação e musealização do edifício da Fábrica Moagem de Sampaio e dos seus equipamentos, transformando-o num núcleo museológico.

Com este programa, a Fundação EDP visa apoiar projetos que têm como objectivos a preservação, valorização e divulgação do património industrial eléctrico nacional. Por isso, em dezembro de 2016, a Fundação EDP avançou com o apoio neste projeto reconstituição em 3D do funcionamento da Fábrica Moagem de Sampaio e, em particular, de todos os seus engenhos e máquinas geradoras.

Aberta ao público de quarta a domingo, a Moagem de Sampaio acolhe ainda eventos que promovem os produtos e produtores locais.

Centro Moagem Sampaio

13 Fev 2017