Fim de semana de ciência com atividades e entradas gratuitas | Fundação EDP

Fim de semana de ciência com atividades e entradas gratuitas

 

banner

 

 

O MAAT – Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia prepara um fim de semana de ciência, nos dias 1 e 2 de junho, com visitas grátis aos museus e muitas atividades para toda a família. O evento coincide com o fim de semana em que se comemora o Dia Internacional da Criança.

O objetivo é sensibilizar os mais novos para o tema da Energia demonstrando a sua importância e a aplicação prática em tarefas do dia a dia.

A viagem começa na Praça do Carvão onde estará um circuito para carros solares, equipados com painel solar, bateria e motor elétrico, que podem ser dirigidos por crianças entre os 10 e os 12 anos. Os mais novos podem ainda construir os seus próprios carrinhos solares e participar numa corrida colocando-os numa pista. Para os mais pequenos, dos 1 aos 5 anos, estará a circular um comboio solar. Para os mais gulosos vai ser possível confecionar bolos de alfarroba com recurso a fornos solares e fazer um workshop para crianças e adultos.

Passado para os oceanos, vai ser possível ver um gerador de ondas e um gerador de coluna de ar oscilante para ver como a captura de energia das ondas marítimas pode produzir energia, através de uma demonstração de centrais piloto. Existirá ainda uma pista para barquinhos solares, na Sala de Comando, onde podem ser realizadas corridas construídos pelos concorrentes.

A Sala dos Condensadores, na Central Tejo, será palco de experiências de várias energias, térmica, eólica e hídrica. Paralelamente será possível assistir a uma rede de distribuição ligada a quatro fontes de produção de energia, construir pilhas com dois metais diferentes separados por um ácido produzem eletricidade, e experimentar um acelerador de partículas de Van der Graaff.

Vai também ser possível visitar duas vezes por dia, às 12 e às 16 horas, o percurso secreto da Central Tejo, zona habitualmente encerrada ao público, e descobrir a história desta fábrica que já iluminou Lisboa. Este fim de semana insere-se no Serviço Educativo na área da Ciência que o MAAT desenvolve de forma continuada ao longo do ano com programas e demonstrações experimentais, adaptados aos vários públicos, destinados a estimular a curiosidade e a vontade de compreender o mundo que nos rodeia e que convidam o visitante a percorrer o caminho que, de descoberta em descoberta, permitiu a produção industrial de energia elétrica.

Este evento conta com a parceria da Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa e da Rádio Miúdos, a primeira rádio portuguesa para crianças que terá um estúdio móvel onde fará a emissão em direto e permitirá a participação de crianças e respetivas famílias nas suas emissões e em várias atividades que têm preparadas.

Consulte aqui a programação completa.
 

09 Maio 2019