Exposição "A Língua Portuguesa em Nós" chega à Central Tejo em Outubro | Fundação EDP

Exposição "A Língua Portuguesa em Nós" chega à Central Tejo em Outubro

 

A Língua Portuguesa em Nós

6 a 21 de outubro de 2018

Central

É um património imaterial, vivo e dinâmico representado atualmente por cerca de 270 milhões de pessoas nos cinco continentes. Uma património alimentado por vários idiomas que vivem em constante movimento - que nascem, cruzam-se e transformam-se. É património é celebrado na exposição "A Língua Portuguesa em Nós", que estará patente na Central Tejo de 6 a 21 de outubro de 2018. 

A exposição é uma iniciativa do Itamaraty, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho, o Museu da Língua Portuguesa e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa, a exposição conta com patrocínio da EDP e o apoio do Instituto Camões. Chega agora a Portugal no âmbito de uma que passou nos últimos meses Brasil, Cabo Verde, Angola e Moçambique.

A formação da língua portuguesa e as rotas marítimas dos portugueses, dados dos países que fazem parte da CPLP - Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, a relação entre língua e cultura são alguns dos temas desenvolvidos. 

A exposição é acompanhada por uma programação cultural diversa, organizada em exclusivo para cada país, que inclui saraus literários, workshops, concertos, etc. (programação a divulgar brevemente.)

Os conteúdos desta exposição revelam uma parte relevante do acervo do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, que nasceu em 2006 com a missão de "valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo". O museu sofreu um forte incêndio em dezembro de 2015, estando a ser gradualmente reconstruído com o patrocínio de várias instituições e empresas, entre as quais a EDP.  

Mais informações sobre a exposição e a programação paralela da mesma disponíveis no site do MAAT

Fotos: Pedro Pina

11 Set 2018