Exposição "Form and Light" na Casa da Arquitectura

"Form and Light"

Casa da Arquitectura 

6 a 29 de março de 2020

A exposição Form and Light, from Bauhaus to Tel Aviv é apresentada na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, de 6 a 29 de março. 

A mostra nasce de uma parceria entre a Fundação EDP e a Embaixada de Israel em Portugal por ocasião dos 100 anos da escola Bauhaus, tendo sido apresentada pela primeira vez no MAAT - Central Tejo, entre 12 de julho e 2 de setembro de 2019.

“Form and Light” é uma exposição de fotografia, da autoria de Yigal Gawze, que documenta o impacto da arquitetura Bauhaus em Tel Aviv, em Israel, cidade que reúne um dos maiores espólios da arquitetura Bauhaus em todo o mundo – 4.000 edifícios.

Tendo como foco os fragmentos dos edifícios construídos nos anos 30 do século XX, as fotografias examinam a adaptação da cidade à influência Bauhaus exercida por arquitetos que trabalharam em Tel Aviv nos anos 1930. A Tel Aviv dos anos de 1930 e 1940 foi uma espécie de laboratório onde os arquitetos, formados em vários países europeus, criavam nas margens do Mediterrâneo um “modernismo modificado”. A maioria das estruturas de Estilo Internacional em Tel Aviv são edifícios residenciais modestos, construídos para albergarem as vagas de imigrantes oriundos da Europa durante esses anos.

A importância das várias tendências do movimento Modernista na arquitetura e no urbanismo da cidade foi um dos factores considerados pela UNESCO na atribuição do título de Património Mundial da Humanidade a Tel Aviv – a White City – em 2003.

As perspetivas nítidas e composições dinâmicas que são inerentes a este trabalho, ecoam, à sua maneira, a fotografia de vanguarda dos anos 30. O uso da cor, acentuada pela luz local, ressalta os atributos da arquitetura modernista e da cidade que ela formou.

As 30 fotografias, que pertencem ao livro “Fragments of a Style” de Yigal Gawze, convivem no espaço da exposição com quatro vídeos sobre a vida na cidade de Tel Aviv e a Bauhaus. Vários suportes documentais (impressos e audiovisuais) convidam o visitante a explorar os 14 anos da escola Bauhaus, fundada em 1919, bem como o seu legado em todo o mundo.

05 Mar 2020