Eduardo Batarda. Misquoteros. A selection of T-shirt fronts

Misquoteros - A selection of t-shirt fronts

9 de novembro de 2016 a 27 de fevereiro de 2017

maat

No ano em que comemorou 50 anos após a sua primeira exposição, Eduardo Batarda, vencedor do Grande Prémio Fundação EDP Arte 2007, apresentou no MAAT o seu mais recente corpo de trabalho. Com uma carreira centrada na prática da pintura e com uma aturada investigação sobre as questões conceptuais, históricas, formais e cognitivas que atravessam a disciplina, tem vindo a desenvolver um trabalho idiossincrático, recorrendo a referências eminentemente pessoais que influenciam o seu trabalho e as flexões e inflexões desde ao longo do tempo de forma determinante.

O recurso à ironia, ao registo tragicómico e ao sarcasmo (sobretudo virado para si próprio e para o desempenho da sua condição de artista) alia-se às questões inerentes à prática e à história da pintura. Na exposição, com o título Misquoteros– A Selection of T-shirt Fronts, Eduardo Batarda (n. 1943) reuniu um conjunto de 30 pinturas com características formais e conceptuais semelhantes entre si, e que o autor considera como uma só obra. Nestas pinturas, texto e imagem são um e o mesmo, num jogo entre a compreensão, a criação de sentidos e a total ilegibilidade.

31 Jul 2016