CLAIRE DE SANTA COLOMA VENCE PRÉMIO NOVOS ARTISTAS 2017 | Fundação EDP

CLAIRE DE SANTA COLOMA VENCE PRÉMIO NOVOS ARTISTAS 2017

A artista Claire Santa Coloma é a vencedora da 12ª edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP e a artista Ana Guedes recebe a Menção Honrosa.

O júri constituído por Eduardo Batarda, Penelope Curtis, Bill Fontana, João Mourão e presidido por Pedro Gadanho, tomou nota de que os seis finalistas parecem refletir conceitos e linhas de produção diversificados, enquadráveis na prática contemporânea, e congratulou-se com o bom nível das obras apresentadas.

Segundo a argumentação do júri, Claire de Santa Coloma revela uma invulgar independência. O seu trabalho, rico em choques e sobreposições entre o que é óbvio e o que é subtil, entre o evocativo, o icónico e o funcional, entre o banal e o descritivo, ou entre o artesanal e o simbólico, suscita perplexidades e linhas de inquirição plenamente contemporâneas, e nada deixa fechado em relação ao seu próprio futuro.

O trabalho da artista convida o espectador a usar o tempo, a olhar, ver e raciocinar. O seu posicionamento e a sua atitude permitem prever o aparecimento de mais ruturas, de novas descobertas e ainda de mais momentos de exceção. A obra apresentada é, no entender do júri, um exemplo de dedicação e uma importante reafirmação de liberdade. O Prémio, no valor de 20 mil euros, destina-se a apoiar a continuação do estudo ou do trabalho de criação e investigação do artista e à internacionalização da sua carreira.

Ana Guedes recebe a Menção Honrosa pela sua originalidade e pela sua capacidade em conjugar som, espacialidade e narrativa crítica. A artista projeta, assim, a ideia de prática de escultura sonora para um patamar de complexidade em que se sobrepõem questões de perceção, autobiografia, memória histórica e migração geográfica.

A exposição com os trabalhos dos 6 finalistas está patente na Central até 9 de outubro de 2017.

O Prémio Novos Artistas Fundação EDP foi instituído em 2000 e destina-se à revelação de novos valores da criação nacional, no domínio das artes plásticas. É reconhecido como um dos mais significativos no panorama artístico português. Nas edições anteriores foram vencedores Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, Carlos Bunga, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Leonardo, André Romão, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes, Ana Santos ou Mariana Silva.

Claire de Santa Coloma na exposição da 12ª edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP, por Pedro Pina.

19 Set 2017