FOR A BRAVE NEW BRUSSELS | Fundação EDP

FOR A BRAVE NEW BRUSSELS

For a Brave New Brussels

22 outubro a 26 outubro 2018

MAAT

A região de Bruxelas-Capital apresenta LAB#1 For a Brave New Brussels – co-produzida pela BOZAR & GLUON. Esta iniciativa tem curadoria de Stéphanie Pécourt, BOZAR & GLUON, o apoio do Governo da Região de Bruxelas, e é organizada no âmbito da visita dos Reis da Bélgica a Portugal. 

A exposição apresenta nove instalações e duas obras site-specific de artistas que vivem e trabalham em Bruxelas. As obras apresentadas convidam o visitante a pensar, de forma crítica, sobre o futuro papel dos artistas nas cidades contemporâneas e sobre o potencial diálogo que podemos criar entre Arte e Indústria. O tema principal dos projetos em exibição é o conceito de smart cities. As cidades contemporâneas atraem hoje um número crescente de pessoas, e com elas vêm recursos, ideias, oportunidades e conhecimento. Atualmente, 50% da população mundial vive num contexto social desenvolvido. Em 2015, estima-se que esta percentagem atinja os 70%.

As novas tecnologias invadiram os espaços urbanos, e, por consequência, melhoraram a qualidade de vida dos cidadãos. Mas, hoje sabemos pelos estudos que têm sido feitos um pouco por todo o mundo,  o peso do impacto deste desenvolvimento digital nas cidades, a nível psicológico, ético, filosófico, social e político.

For a Brave New Brussels pretende envolver os cidadãos na resposta à pergunta o que constitui uma smart city desejável na era da revolução tecnológica?

Com a participação de Younes Baba-Ali - Christoph De Boeck - Jan De Cock - Pierre-Jean Giloux – LAb[au] - Julien Maire - Annemarie Maes - Joanie Lemercier - Beat Streuli Maarten Vanden Eynde - Frederik De Wilde.

 

Co-produção
BOZAR (Brussels, BE), GLUON (Brussels, BE), Stéphanie Pécourt (BE)

Com o apoio:
The Government of the Brussels Capital Region, MAAT, The Joint Research Centre

 

Fotos: Bruno Lopes

27 Dez 2018