Artists´ Film International 2018 | Fundação EDP

Artists' Film International

5 de outubro de 2018 a 22 de abril de 2019

Central

Artists’ Film International é um programa dedicado à exibição de filmes, vídeos e animações realizadas por artistas de todo o mundo. Este projeto foi iniciado em 2008 pela Whitechapel Gallery, em Londres, e envolve várias instituições internacionais. Todos os anos é selecionado um conjunto de trabalhos em torno de um mesmo conceito. Estes trabalhos são posteriormente exibidos em cada instituição em diferentes formatos e espaços expositivos, ganhando assim novas e distintas leituras. É o que acontece também na Sala das Caldeiras, um dos mais emblemáticos espaços da Central Tejo, no qual estas obras convivem com a maquinaria histórica da fábrica que iluminou Lisboa.

Verdade é o tema escolhido para esta edição do Artists’ Film International. A proposta para a exposição que se apresenta no MAAT parte de uma citação de Santo Agostinho: “O homem caminha na imagem da verdade”. Para a seleção dos filmes contribuiu também a distinção entre as noções de Verdade (Truth) e Verdadeiro (True).

Fotos: Bruno Lopes

10 Out 2018