ARCOlisboa com quatro semanas de eventos online | Fundação EDP

ARCOlisboa com quatro semanas de eventos online

ARCOlisboa, a jovem feira internacional de arte contemporânea, decidiu adaptar a sua edição deste ano a uma versão de feira on-line com a duração de quatro semanas, tentando recriar o espírito deste importante projeto, que desde 2016 anima a cena artística portuguesa mobilizando cada vez mais público e interesse internacional. Tal como nas edições anteriores, a Fundação EDP é mecenas da edição de 2020.

A ARCOlisboa online edition vai estar disponível de 20 de maio a 14 de junho, através do site arcolisboa.com em parceria com a plataforma artsy.net, apresentando e comercializando obras das galerias selecionadas pelo Comité Organizador da feira e pelos comissários das secções Opening e África em Foco.

A esta vertente, juntam-se como já é habito - ainda que em formato digital - outras ações, como um programa de conversas entre profissionais do meio, que promete ligar a cena artística portuguesa a uma audiência nacional e internacional.

O Programa Geral de galerias conta com a participação de referências portuguesas como a Cristina Guerra Contemporary Art, Filomena Soares, Pedro Cera e Vera Cortês, para além de galerias emergentes como a Balcony, Bruno Múrias, Madragoa ou Nuno Centeno. Entre as participantes espanholas destacam-se a Elba Benítez, Elvira González, Heinrich Ehrhardt, Helga de Alvear ou Juana de Aizpuru, e entre as internacionais a Balice Hertling (Paris), Georg Kargl (Viena), Greengrassi (Londres), Marcelo Guarnieri (São Paulo) ou Sokyo (Quioto).

A secção Opening, organizada pela primeira vez pela instituição independente Kunsthalle Lissabon, é composta por uma seleção de galerias estreantes na feira, e tal como na edição de 2019, a curadora Paula Nascimento será responsável pela seleção das galerias do programa África em Foco.

Através da plataforma artsy.net, associada ao site da feira, os colecionadores e amantes de arte contemporânea vão poder explorar a seleção de obras, que cada galeria participante preparou especialmente para este projeto digital. Nesta seção, será dado destaque às escolhas de um grupo de curadores e colecionadores convidados para a Curators and Collectors Pick, entre os quais os curadores Luiza Teixeira de Freitas, Bruno Leitão e João Laia.

O Fórum da ARCOlisboa, acessível através do site arcolisboa.com, contará com uma média de três conversas semanais transmitidas em direto. Estas incluem a participação de artistas como Nadia Belerique ou Diana Policarpo em conversas dirigidas pelos comissários João Mourão e Luís Silva /Kunsthalle Lissabon, Paula Nascimento e Filipa Oliveira.
Os curadores João Ribas e Miguel Mesquita vão por sua vez analisar as instituições portuguesas e a realidade da arte contemporânea em Portugal, e o curador brasileiro Tiago de Abreu Pinto dará uma nova perspetiva ao já conhecido diálogo com colecionadores portugueses, que conta com a participação de, entre outros, os colecionadores de arte Armando Cabral e António Cachola.

Este programa contará ainda com a colaboração da Vereadora da Cultura da CML, Catarina Vaz Pinto e de Tobi Maier, Diretor das Galerias Municipais da Egeac e será completado com conversas sobre publicações de arte contemporânea dirigidas pela ArtsLibris.

18 Maio 2020