Anima Vectorias | Fundação EDP

Anima Vectorias

Anima Vectorias, Angela Bulloch

Projeções, animações 3D, avatares e dispositivos de realidade virtual. A instalação que Angela Bulloch (1966, Ontário, Canada) concebeu especificamente para a Galeria Oval do MAAT inclui ainda algumas peças icónicas da artista, como as suas geométricas stacked columns – colunas de poliedros empilhados com uma geometria estilizada e wall paintings, além de trabalhos associados a conceitos de cibernética, interatividade, simulação e imersividade.

Na tradição das intervenções anteriormente apresentadas na Galeria Oval, Angela Bulloch apresenta uma proposta singular de integração de novas tecnologias digitais na arte contemporânea. A instalação alia a investigação desenvolvida pela artista no domínio do espaço e do tempo com as particulares especiais e acústicas da sala. Animas Vectorias tem a curadoria de João Ribas e de Inês Grosso.

Com formação no Goldsmiths College, em Londres, e fazendo parte da geração vulgarmente conhecida como “YBA” (Young British Artists), Angela Bulloch desenvolve um trabalho que explora diversas formas, manifestando um particular fascínio por sistemas, padrões e regras, situando-se num território criativo entre a matemática e a estética. O seu trabalho está representado em múltiplas instituições e coleções privadas, incluindo a Tate Gallery (Londres); Centre Pompidou (Paris); National Gallery of Melbourne (Austrália); Berlinische Galerie (Berlim); e o Guggenheim Abu Dhabi.

Fotografias: Bruno Lopes

01 Out 2019