AMA COMO A ESTRADA COMEÇA | Fundação EDP

Ama como a Estrada Começa

4 de outubro a 19 de dezembro de 2019

MAAT

A exposição de João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira parte de uma investigação realizada em Paris, na residência artística La Cité internationale des arts, e toma como título um poema de Mário Cesariny, cuja vida e obra serviram de mote para o desenvolvimento do projeto.
Um trabalho inédito pensado especificamente para a Project Room, Ama como a Estrada Começa assume-se como uma reflexão sobre espaços de controlo e dissidência dos corpos. Os artistas justapõem uma amálgama de referências antagónicas que invocam imagens de impureza e higienização, doença e cura, crime e castigo, associando estruturas de encarceramento e vivências relegadas à clandestinidade.
A exposição alude a ambientes que marcam a existência e o imaginário queer e equaciona a perpetuação e reconfiguração de formas de aprisionamento e apropriação. Trabalhando em colaboração desde 2004, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira são a primeira dupla de artistas a expor neste espaço do MAAT.

Imagens da exposição

Fotos: Bruno Lopes