'Álvaro Lapa: no tempo todo' para ver em Serralves até 13 de maio | Fundação EDP

'Álvaro Lapa: no tempo todo' para ver em Serralves até 13 de maio

'Álvaro Lapa: No tempo todo'

8 de fevereiro a 13 de maio de 2018

Museu de Serralves. Porto

A exposição 'Álvaro Lapa: No tempo todo' é a mais abrangente retrospetiva da obra deste artista (Évora, 1939 - Porto, 2006) alguma vez realizada. Autodidata e escritor, a sua formação académica concretiza-se por via da filosofia: é na qualidade de professor de Estética na Faculdade de Belas Artes do Porto que a partir de 1976 e durante mais de duas décadas vai deixar uma marca indelével em gerações consecutivas de artistas.

A exposição em Serralves, patente entre 8 de fevereiro e 13 de maio de 2018, junta obras de importantes museus e de coleções institucionais e privadas, incluindo coleções pertencentes a artistas, arquitetos e escritores que definiram, também eles, a paisagem artística e intelectual em Portugal na segunda metade do século XX. Pela primeira vez estarão reunidas mais de 290 obras de vários períodos da carreira de Álvaro Lapa, abrangendo pintura, desenho e os raros objetos que criou, numa exposição que evidencia o extraordinário contributo do artista para a arte contemporânea.

Álvaro Lapa é uma das figuras mais enigmáticas da arte portuguesa do século XX, com um corpo de trabalho tão relevante e visualmente atrativo quanto elusivo. Ao longo de quatro décadas, Lapa aproximou tradições díspares da pintura portuguesa através de uma exploração sustentada do território da pintura enquanto texto.

Organizada pela Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea e comissariada pelo curador convidado Miguel von Hafe Pérez, a exposição conta com o apoio da Fundação EDP. Álvaro Lapa é um artista ao qual a Fundação EDP se encontra muito especialmente ligada. Representado na Coleção de Arte Fundação EDP, Lapa foi distinguido com o Grande Prémio Fundação EDP Arte em 2004, na sequência do qual foi organizada uma grande retrospetiva da sua obra, a última em cuja conceção o pintor participou. Mais recentemente, em 2016, a Fundação EDP apresentou na Central Tejo uma exposição com inéditos seus.

Fundador Patrono de Serralves, instituição com a qual mantém, desde 2001, uma relação continuada de cooperação institucional e artística, a Fundação EDP é mecenas de uma uma importante exposição da programação anual do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves.

Obras de Álvaro Lapa

Fotografias: Filipe Braga © Serralves.

06 Fev 2018