2017 traz um novo núcleo: ARTEJO | Fundação EDP

2017 traz um novo núcleo: ARTEJO

Depois de Trás-os-Montes, Algarve e Alentejo, o Arte Pública Fundação EDP estende-se agora pelo Ribatejo e sub-região do Médio Tejo.

No concelho de Vila Nova da Barquinha serão desenvolvidas várias intervenções artísticas, depois de discutidas nas Assembleias Comunitárias, distribuídas por 4 freguesias e a cargo de artistas de renome como Alexandre Farto (Vhils) e Manuel João Vieira.

Com a designação de “ARTEJO”, este é um projeto que nasce fruto da parceria do Município com a Fundação EDP.

Com orientação para territórios de baixa densidade a nível nacional, este projeto visa o acesso à arte e o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de obras de arte pública em meio rural.

Nas diferentes localidades, os projetos serão operacionalizados por estes parceiros do seguinte modo: Uma primeira fase de apresentação dos artistas; segunda fase de apresentação de propostas; terceira fase de intervenções artísticas; quarta e última fase com visitas guiadas.

Nas localidades de Trás-os-Montes, associadas ao projeto estão os artistas Gabriela Vaz Pinheiro, Nuno Pimenta, Sofia Borges, R2 Design, FAHR 021.3, alunos do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público, Cristina Mateus, Fernando José Pereira, MAR, Pedro Almeida, Miguel Schreck e Ricardo Santos. No Ribatejo, as intervenções estarão a cargo do artista João Seguro, SAMINA, Alecrim e Desejos Urbanos. Silveirinha, NADA, ORPHÃO e André Clérigo são os artistas envolvidos nas intervenções no Alentejo. Já na região algarvia XANA, Mariana A Miserável, Jorge Pereira, Menau, Padure, Susana Gaudêncio e Tiago Batista protagonizam este projeto.

Acompanhe cada um dos projetos nas páginas oficiais:

WATT?

Mayor.art