11 instameets dinamizam roteiro de Arte Pública em 2019 | Fundação EDP

11 instameets dinamizam roteiro de Arte Pública em 2019

logotipo

A Fundação EDP e a plataforma cultural Gerador juntaram-se para dinamizar 11 instameets que, ao longo do ano de 2019 vão dinamizar o roteiro do Programa Arte Pública Fundação EDP.

Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo (janeiro), Campo Maior (fevereiro), Sotavento e Barlavento Algarvio (março), Rio Maior (abril), Vila Nova da Barquinha (maio), Braga (setembro) e Fundão (outubro) vão ser os locais anfitriões das "maratonas" fotográficas que contarão com um total de 44 instagramers portugueses.

O Programa Arte Pública Fundação EDP usa a arte como instrumento de inclusão social. Orientado para territórios de baixa densidade populacional, este projeto visa o acesso à arte e o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de obras de arte pública em meios rurais.

Com curadoria da Fundação EDP, os artistas são convidados a desenvolver um processo de colaboração com as populações locais, motivando-as a participar em assembleias comunitárias para discussão das propostas de intervenção artística a realizar em espaço público (fachadas de edifícios, muros, postos de transformação da EDP Distribuição, etc).

O programa conta já com mais de 80 obras e 35 artistas, num roteiro que em 2019 será alargado a Braga e ao Fundão.

De norte a sul: veja os videos

20 Dez 2018