Adriana Proganó é a vencedora do Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2022

Juri da 14ª edição do Prémio Novos Artistas
Da esquerda para a direita: Miguel Coutinho, Ana Rito, Luisa Cunha, Vera Pinto Pereira, Adriana Proganó, Bruno Zhu, Amanda Carneiro e Marcio Doctors.

 

Adriana Proganó é a pessoa vencedora da 14ª edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP.

A escolha foi feita por unanimidade por um júri presidido por Vera Pinto Pereira (presidente da Fundação EDP) e composto por Amanda Carneiro (curadora), Luisa Cunha (artista), Marcio Doctors (crítico de arte e curador), Ana Rito (artista, curadora e investigadora) e Miguel Coutinho (administrador executivo e diretor geral da Fundação EDP).

De acordo com o júri “o trabalho apresentado pela artista Adriana Proganó destacou-se pela ousadia ao produzir algo inédito dentro da sua própria trajetória, em diálogo com os temas e as linguagens a que se tem dedicado.”. O júri salientou aindaa singularidade desta proposta, que aliando ironia e humor à critica institucional, apresenta um olhar renovado da prática da pintura e do seu prolongamento no campo do objeto.”

O júri decidiu ainda conceder uma Menção Honrosa a Bruno Zhu, pela particularidade da sua linguagem, que incorpora outros campos da visualidade como o design e a moda na sua prática artística, recorrendo a elementos pessoais, despersonalizando-os.

À pessoa vencedora é atribuído um prémio monetário no valor de 20 mil euros.

A 14ª edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP teve como finalistas, entre mais de 700 candidaturas, Adriana Proganó, Andreia Santana, Bruno Zhu, Maria Trabulo, René Tavares e Rita Ferreira.

Os seis artistas participam numa exposição coletiva que está patente até 6 de fevereiro de 2023, no maat, e que tem curadoria de Luís Silva, Luísa Santos e Sara Antónia Matos.

O júri do premiação salienta a qualidade geral das propostas apresentadas pelos seis finalistas, bem como, o trabalho desenvolvido pela equipa curatorial na produção da exposição. Na linha das edições anteriores do Prémio Novos Artistas Fundação EDP, o júri destaca que a escolha deste grupo de artistas expressa bem o espírito do momento atual da arte e das preocupações de uma geração.

Instituído em 2000, o Prémio Novos Artistas Fundação EDP é reconhecido como um dos mais significativos no panorama artístico nacional, tendo distinguido desde a primeira edição os artistas Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, Carlos Bunga, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Leonardo, André Romão, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes, Ana Santos, Mariana Silva, Claire de Santa Coloma e Diana Policarpo. Ao longo de duas décadas de história, com dimensão pública crescente, o Prémio Novos Artistas contou com a participação de dezenas de artistas, mapeando a trajetória de sucessivas gerações do universo artístico nacional.

ADRIANA PROGANÓ (1992, Lucerna, Suíça) vive e trabalha em Lisboa, Portugal. Com uma licenciatura e uma pós-graduação em Artes Plásticas pela ESAD.CR, estudou ainda pintura na Accademia di Belle Arti di Venezia, em Itália, entre 2015 e 2016. Em 2020, esteve em residência artística na Thirdbase, em Lisboa. Expõe com regularidade desde 2017, destacando-se as seguintes exposições individuais: Garden, Galeria Lehmann + Silva, Porto, 2018; BAD BEHAVIUOUOR, Galeria da Boavista, Lisboa, 2019; Oouups, Galeria Zé dos Bois, Lisboa, 2019; Somos todos patos a querer ser cavalos, Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, Almada, 2020. Entre as exposições coletivas, salientam-se: Bienal Internacional de Arte de Cerveira, 2017; A Sonic Youth, Galeria Municipal de Arte, Almada, 2019; Homework, Galeria Madragoa, Lisboa, 2020; Coleção Outono–Inverno, Livraria Bertrand, EGEAC, 2021.

BRUNO ZHU (n. 1991, Porto, Portugal) é um artista que vive e trabalha entre Amesterdão e Viseu. Recentemente, apresentou projetos em: HALLE FÜR KUNST Steiermark (Graz); X Museum (Pequim); Fri Art (Friburgo); Frans Hals Museum (Haarlem); UKS (Oslo); Kunsthalle Lissabon (Lisboa). Zhu é um membro de A Maior, um projeto expositivo no interior de uma loja de roupa e artigos para o lar, em Viseu.

 

13 Out 2022