Edição 2025
Em 2025, o Programa EDP Energia Solidária vai apoiar projetos sociais que, ao promover a transição energética justa, tenham um impacto positivo junto de pessoas ou grupos em situação de vulnerabilidade (física, psicológica, social ou económica) e/ou em risco de exclusão social.
Podem candidatar-se todas as entidades privadas, sem ou com fins lucrativos, e escolas instituições de ensino públicas.
Os projetos devem enquadrar-se nos seguintes temas: conhecimento energético, inclusão e eficiência energética, energias renováveis e mobilidade sustentável, património natural e economia circular, vida selvagem, ação climática, vida selvagem e formação e educação.
A primeira fase de candidaturas decorre entre os dias 1 de abril e 31 de maio de 2025.
Para esclarecimento de outras questões, contacte a equipa de apoio aqui.
De forma a potenciar o impacto social dos projetos, as propostas pré-selecionadas serão convidadas depois a desenvolver uma candidatura mais aprofundada, beneficiando de acompanhamento nesse processo.
Os vencedores serão conhecidos em 2026.
O programa
Promovido pela Fundação EDP desde 2004, o Programa EDP Solidária tem como objetivo o apoio a projetos vocacionados para promover a qualidade de vida de pessoas socialmente desfavorecidas e a integração de comunidades em risco de exclusão social.
Em 2023, o programa assumiu o nome de EDP Energia Solidária, passando a estar orientado para o apoio a projetos sociais que promovem a transição energética justa.
Desde a sua criação em 2004 até ao final de 2024, este programa apoiou a implementação ou manutenção de 430 projetos em todos os distritos do país, com um investimento de cerca de 19 milhões de euros.