Revista Electra 1 | Fundação EDP

Ano

Preço

Sinopse

ELECTRA é a nova revista da Fundação EDP. É uma publicação editada em português e inglês, de crítica, pesquisa, ensaio e reflexão cultural, social e política, que aborda todas as áreas da cultura, promovendo diálogos e oscilações de fronteiras entre saberes humanísticos e ciências, entre disciplinas artísticas, entre teorias e práticas culturais diferentes.

“Nesta Grande Época” é o tema do dossier da primeira edição, publicada em março e 2018. Este tema decorre de uma citação de um texto famoso do escritor vienense do princípio do século XX, Karl Kraus. Esta "grande época" reúne uma série de textos que ajudam a pensar o nosso presente em termos políticos, sociais, ecológicos, etc. Para o dossier escrevem o filósofo italiano Roberto Esposito (sobre biopolítica e pós-democracia), o filósofo francês Frédéric Neyrat (sobre questões de ecologia política, Marx e o Antropoceno), Pedro Feijó (sobre as questões do género), e é entrevistado o antropólogo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro.

A primeira edição, com cerca de 180 páginas, inclui também uma grande entrevista ao professor, crítico de arte, teórico dos media e filósofo Boris Groys, e um portfolio da artista Lourdes Castro. Destaque também, entre outros conteúdos, para a secção Diagonal que, a propósito do Rendimento Básico Incondicional, põe em confronto André Barata, filósofo e professor da Universidade da Beira Interior, e George Zarkadakis, romancista, dramaturgo e cientista.

As versões portuguesa e inglesa podem também ser adquiridas online, na loja do MAAT e em vários pontos de venda em todo o país.