Mariana Caló e Francisco Queimadela. Meia-noite | Fundação EDP

Fundação EDP

978-972-8909-93-2

Sinopse

Publicado por ocasião da exposição da dupla Mariana Caló e Francisco Queimadela na sala Cinzeiro 8 do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, este catálogo inclui vistas da instalação e detalhes de Meia-noite (2019), uma obra inédita. No seu texto, Filipa Ramos, curadora da exposição, refere a propósito desta obra: «Meia-noite apresenta uma série de quatro obras originais onde são exploradas várias tecnologias de visão nocturna: uma projecção sincronizada de dois filmes de 16 mm a preto e branco, uma projecção de vídeo de alta definição em seis canais, a projecção de um filme de 16 mm a cores e uma apresentação que combina uma tela e uma projecção de slides com imagens de pinturas dos artistas. A exposição situa-se simbolicamente na transição entre a noite e o dia, momento em que, segundo o imaginário popular, a relação entre diferentes seres e mundos se torna permeável.»