José Carlos Teixeira. On Exile | Fundação EDP

Fundação EDP

Ano

Preço

3.50€ (Disponível na loja do MAAT)

Sinopse

Por ocasião da exposição On Exile de José Carlos Teixeira, publica-se o quinto volume da série Cinzeiro 8. O catálogo, para além de um conjunto de video stills selecionados criteriosamente pelo artista, reúne breves ensaios dos curadores da exposição, Ana Anacleto e João Pinharanda, que definem os traços gerais da obra de José Carlos Teixeira e analisam o projeto exposto em particular. No seu texto, João Pinharanda foca-se sobre uma das características principais dos trabalhos em vídeo: «Os planos fixos sobre corpos/rostos de gestos coreograficamente controlados, a imagem sem estímulos exteriores, bem como a submissão do espectador ao longo fluxo narrativo/reflexivo de cada um dos depoimentos... servem ao artista para combater o que designa como “tirania da imagem” na contemporaneidade das redes sociais.»