A Fundação EDP promove o projeto Bairros com Energia, que consiste na criação de workshops em bairros camarários em Lisboa.
Organizados em parceria com o Iminente, plataforma que proporciona experiências de cultura urbana, o projeto vai promover os workshops comunitários assentes na convicção de que as comunidades desempenham um papel chave na preservação e no desenvolvimento dos espaços onde estão inseridos, contribuindo para a construção de cidades mais coesas e sustentáveis.
As intervenções, que terão como destinatários participantes de diferentes gerações, pretendem criar dinâmicas colaborativas e de cocriação entre associações, arquitetos, artistas e comunidade para construir soluções para um futuro mais sustentável em cada bairro.
O projeto Bairros com Energia insere-se na estratégia de inovação social da Fundação EDP, que tem trabalhado ativamente na área do impacto comunitário, com foco na inclusão de pessoas e comunidades em situação vulnerável a par com a sustentabilidade.
Edição 2025
Em 2025, o projeto visa a realização de cinco workshops comunitários nos bairros camarários da Alta de Lisboa e Vale de Chelas. Este ano, a escolha recaiu sobre apenas dois bairros, com o intuito de concentrar os esforços e maximizar o impacto de cada intervenção, privilegiando uma abordagem mais profunda e participativa em detrimento da dispersão por várias localidades com menor envolvimento.
Vale de Chelas
VMBA: Pintura de Mural, com Catarina Glam
Este workshop de pintura mural tem como objetivo dinamizar a comunidade local, através da arte urbana participativa. Ao longo do workshop, os participantes serão convidados a refletir sobre a preservação do meio ambiente e a reutilização de materiais, traduzindo essas ideias numa intervenção artística que será construída de forma colaborativa, desde o conceito até à execução da pintura. Mais do que um mural, esta ação pretende criar um espaço de diálogo, inclusão e consciência ambiental, onde a arte funciona como ferramenta de transformação social.
Geração com Futuro: Upcycling de Roupa, com Pitanga
A artista plástica Pitanga, também conhecida como Joana Rodrigues, é reconhecida por promover workshops de upcycling de roupa, onde ensina a transformar peças antigas em criações únicas e sustentáveis. Nestes workshops, os participantes aprendem técnicas como pintura em tecido, aplicação de patches e bordados, utilizando materiais reciclados e tintas ecológicas, alinhando-se com a sua filosofia de consciência ambiental.
Alta de Lisboa
Bairro da Quinta Grande PER7: Design de Produto, com João Xará
João Xará propõe um workshop participativo de design e produção com jovens do bairro. Este workshop convida a imaginar e construir objetos que promovem o encontro e o convívio ao ar livre na Associação da Quinta Grande. Através de métodos simples de construção, inspirados na ideia de auto-projeção e DIY, serão desenhados e construídos diversos objetos que potenciam o encontro, para uso exterior da Associação. Os participantes terão oportunidade de explorar materiais como madeira, vime ou cortiça, promovendo a reutilização e a sustentabilidade.
Associação de Moradores do PER 11: Criação e manutenção de espaços verdes, com Flor de Murta
Workshop sobre cozinhar com desperdício alimentar e plantas selvagens, com foco na nutrição, dicas práticas em paralelo com a parte plástica, de fruição e imaginativa. Através do processo de design do menu em estreita parceria com os participantes, serão passados conhecimentos sobre alimentação natural, saudável e sustentável de forma não intrusiva e de acordo com o que os participantes quiserem e sentirem necessidade de aprender.
Espaço Mundo PER9: Cozinha Sustentável, com JOY Food Experience
O projeto prevê o reaproveitamento de uma área verde para a criação de uma horta comunitária de acesso a todos os moradores, com potencial de crescimento e apoio da Câmara Municipal. A iniciativa procura recuperar um espaço atualmente inutilizado, criar um local de convívio e partilha, estimular a consciência coletiva sobre o cuidado do espaço verde e do que nele é produzido, bem como potenciar uma nova área de lazer através da plantação de árvores junto ao muro, garantindo sombra nos períodos de maior calor.
Edição 2022
Em 2022, o projeto visou a realização de workshops comunitários em quatro bairros camarários:
- Alta de Lisboa;
- Bairro do Rego;
- Vale de Alcantâra;
- Vale de Chelas.
Alta de Lisboa
Participantes: 20 participantes com +15/16 anos
O workshop, capitalizando o know-how do atelier de arquitetura MOB, pretende expor os participantes a algumas ferramentas da arquitetura para pensar e intervir num espaço concreto do bairro — a garagem que serve de espaço coletivo. Utilizando como por exemplo o policarbonato, um material sustentável e reciclável e iluminação LED, uma fonte de iluminação eficiente com consumos reduzidos, o projeto pretende responder a necessidades comunitárias com um posicionamento sustentável, criando assim uma maior sensibilização a estas práticas.
Bairro do Rego
Participantes: 20 participantes entre os 14 e os 70 anos
Workshop que tem como objetivo a sensibilização para a sustentabilidade ambiental através da criação de espaços de fruição no bairro. Em parceria com a Associação cultural e ambiental Mergulho Urbano, tem como resultado final a construção e montagem de uma mesa de ping-pong e a criação e instalação de sombras - produzidas com materiais recuperados e reciclados para serem instaladas no pátio adjacente à associação.
Vale de Alcântara
Participantes: 20 participantes com +8 anos
Com a Associação Juvenil Claro será desenvolvido o projeto Torre PLSTIK que consiste na construção de skates e de raquetes de ping-pong a partir da transformação de embalagens plásticas. O objetivo é democratizar o desporto e gerar impacto positivo ao sensibilizar as comunidades para o problema do descarte incorreto do material plástico, ofe¬recendo alternativas circulares e amigas do ambiente.
Vale de Chelas
Participantes: 15 a 20 participantes entre os 8 e os 25 anos
Implementação de hortas horizontais e verticais e uma estação de compostagem, no conjunto habitacional do Bairro da Curraleira, em parceria com a UP Farming. Com este projeto pretende-se despertar o interesse das crianças e jovens, pelo cultivo coletivo, pela biodiversidade, pela alimentação e consumo sustentável, promovendo a conservação do meio ambiente e o bem-estar social, físico e mental da comunidade local.
Fotografias Workshops 2022
Fotografias: Chris Costa
Atelier MOB
@Mergulho Urbano
@Movimento Claro
@Upfarming