EDP Solidária dá meio milhão de euros em equipamento de proteção para lares de idosos afetados pelo Covid-19

‘Heróis de Máscaras’ é uma parceria exclusiva do programa EDP Solidária, do Correio da Manhã e da CMTV através da qual a Fundação EDP disponibilizou meio milhão de euros para responder à pandemia do Covid-19, adquirindo máscaras, luvas, óculos de proteção e batas descartáveis para lares de idosos.

Para agilizar esta ação em concreto, o Ministério de Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) identificou 300 lares com necessidades muito prementes de equipamentos para prestação de cuidados aos seus utentes e proteção dos seus colaboradores.

Assim, foram beneficiados por esta ação 24.300 utentes e funcionários de lares de terceira idade em 16 distritos do país. No total foram distribuídos 545 mil itens de proteção individual como máscaras, óculos, luvas e batas descartáveis.

O EDP Solidária é um programa de investimento social da Fundação EDP que existe desde 2004, apoiando centenas de projetos nas áreas da Saúde e Inclusão Social.

Este ano a Fundação EDP canalizou a totalidade da dotação anual do programa EDP Solidária para combater a pandemia do Covid-19: meio milhão de euros já tinham sido alocados para, em conjunto com a EDP, contribuir para a aquisição de ventiladores e outros equipamentos para o Serviço Nacional de Saúde; agora serão investidos os restantes 500.000 euros em equipamentos de proteção individual para os lares de idosos mais necessitados.

António Mexia, presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP e da Fundação EDP afirma: "A EDP e a Fundação EDP fazem parte da comunidade e assumem as suas responsabilidades. Aqui, com este apoio de 500 mil euros aos lares de idosos através do programa 'Heróis de Máscaras'. Mas também com a entrega de 50 ventiladores e 200 monitores médicos que fizemos aos hospitais do SNS; no cuidado permanente que temos com os nossos mais de sete mil colaboradores (os 76% que estão em teletrabalho em casa e os nossos heróis que continuam no terreno para assegurar os serviços da EDP a todos os portugueses); ou criando planos de pagamento diferidos da conta de eletricidade para quem tem dificuldades económicas."

E Octávio Ribeiro, Diretor-Geral Editorial do CM/CMTV, acrescenta: “O momento é de união e comunhão de esforços. Os lares de idosos, à semelhança dos outros setores de atividade, não estavam preparados para a chegada desta pandemia. Com a EDP como poderoso parceiro, tudo faremos, junto com os nossos espectadores e leitores, para dotar os lares de maior segurança neste combate vital".

Apoio a projetos de combate às doenças respiratórias

Já em 2019, o programa EDP Solidária Saúde entregou ao Serviço Nacional de Saúde, concretamente a nove entidades, mais de um milhão de euros em equipamentos para combate às doenças respiratórias, uma das principais causas de mortalidade em Portugal. Veja aqui quais os projetos apoiados.

Em vigor desde 2004, o programa EDP Solidária já apoiou mais de 400 iniciativas nos sectores da Saúde e Inclusão Social, num investimento superior a 15 milhões de euros.

29 Mar 2020