Linguistic Ground Zero. João Louro | Fundação EDP

Linguistic Ground Zero

7 novembro 2018 a 22 abril 2019

MAAT

João Louro apresenta nesta exposição uma reprodução de Little Boy, a primeira bomba atómica lançada sobre a população da cidade de Hiroxima, no Japão, a 6 de agosto de 1945. Cerca de 140 mil pessoas perderam a vida. Uma proposta que representa a destruição em si própria, mas também a relação desta com a cultura e com os seus ícones – ou seja, a destruição física e a simbólica.

Grafitis, referências poéticas e escritos, imagens de bombas de diversas guerras são recursos para uma reflexão sobre o momento histórico em que a arte e a sociedade parecem  convergir na necessidade de acabar com tudo. Uma viagem às duas Grandes Guerras às vanguardas artísticas que procuraram novas formas de expressão nas primeiras décadas do século XX, com curadoria de David G. Torres.

João Louro (Lisboa, 1963) é hoje um dos artistas portugueses com carreira internacional mais expressiva tendo, nomeadamente, representado Portugal na Bienal de Veneza em 2015, com o apoio da Fundação EDP.

Fotos: Bruno Lopes

27 Dez 2018