FERNANDA FRAGATEIRO: DOS ARQUIVOS, À MATÉRIA, À CONSTRUÇÃO | Fundação EDP

FERNANDA FRAGATEIRO: DOS ARQUIVOS, À MATÉRIA, À CONSTRUÇÃO

'Fernanda Fragateiro: dos arquivos, à matéria, à construção'

21 de junho a 18 de setembro de 2017

Central

A exposição 'Fernanda Fragateiro: dos arquivos, à matéria, à construção' reúne as três obras da artista pertencentes à Coleção de Arte Fundação EDP, nomeadamente 'Architecture, a place for women?' adquirida em 2016, peças que pontuam o seu percurso ao longo dos anos e obras especificamente concebidas para a exposição. Através das peças propositadamente construídas para esta exposição, a artista propõe desenhar e estruturar o próprio espaço de exposição mostrando como o seu trabalho tem uma relação umbilical com a arquitetura.

A forma como expõe as matérias, as metodologias e os conteúdos de investigação mostra a importância que a artista atribui aos processos de trabalho. Os estímulos que recebe são, também eles, matéria-prima para a construção da obra de arte: desenhos, fotografias, livros, páginas de livros, rumores, restos de materiais, ensaios de escala, testes cromáticos, etc. Nas palavras da artista, este projeto realizado para a Central 2 pode ser lido como "uma janela, que se abre e fecha, sobre os processos de elaboração da obra de arte, convertidos eles mesmos em obra".

A exposição tem curadoria de Sara Antónia Matos.

APOIO:

SECIL