Exposição 'Quatro Elementos' na Galeria Municipal do Porto | Fundação EDP

'Quatro Elementos'

1 de setembro a 12 de novembro de 2017

Galeria Municipal do Porto

'Quatro Elementos' é a terceira exposição da programação de 2017 da Galeria Municipal do Porto, da qual a Fundação EDP é mecenas.

Água, Terra, Fogo e Ar são as raízes desta exposição estruturada a partir da ideia cosmogónica dos Elementos Naturais, que inspirou pensadores de várias eras e continua a influenciar a criação contemporânea, nomeadamente nas artes visuais.

Para o projeto, foram convidados quatro curadores, atribuindo-se a cada um deles um Elemento: Ana Luísa Amaral - Água / Eduarda Neves - Terra / Pedro Faro - Fogo / Nuno Faria - Ar. Com esta premissa, a exposição desenvolve-se a partir de quatro projetos e linguagens curatoriais, que trabalham os quatro elementos naturais de forma isolada, ou contaminada.

A conta com obras de artistas, escritores e outros pensadores internacionais - como Douglas Gordon, Martha Rosler, Julius Eastman, Felix Gonzalez-Torres, Aki Nagasaka e James Baldwin - e nacionais - tais como Vasco Araújo, Mariana Caló e Francisco Queimadela, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, Júlio Pomar, Salomé Lamas e Sophia de Mello Breyner Andresen.

Está patente até 12 de novembro.

18 Ago 2017