Bound to the Earth | Fundação EDP

Bound to the Earth

O MAAT inaugura uma nova exposição na Kunstraum Botschaft, a Galeria da Embaixada de Portugal em Berlim - este ano com o jovem artista português Igor Jesus, com curadoria de Inês Grosso.

Bound to the Earth, a primeira individual do artista na capital alemã, foi especialmente concebida para a galeria da Embaixada a partir de uma seleção de obras já existentes, entre elas POV, adquirida em 2016 pela Fundação EDP. Este conjunto de trabalhos, em escultura e vídeo, mostra-nos a força de atração mútua entre dois corpos como uma metáfora da vida que nos convida a refletir sobre a dicotomia entre plano terrestre e plano espiritual e entre matéria e espírito que acompanha a nossa existência. Bound to the Earth proporciona ao espectador uma experiência poética intrinsecamente relacionada a uma ideia de religiosidade mística, na qual a história pessoal do artista constitui simultaneamente o fio condutor e o ponto comum das obras em exposição.

Igor Jesus foi um dos artistas finalistas edição do Prémio Novos Artistas da Fundação EDP de 2017 e também o dos últimos artistas residente na prestigiada Künstlerhaus Bethanien com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. No âmbito da exposição, será ainda lançada uma nova data em que também será lançada uma publicação coeditada pelo Camões Berlim e a Künstlerhaus Bethanien.

Este é o terceiro ano desta parceria entre o MAAT e a Embaixada de Portugal em Berlim. Depois de André Romão, 2016, e Nuno da Luz, em 2017, a Fundação EDP volta a reforçar o seu apoio à arte contemporânea portuguesa e à divulgação do trabalho de jovens artistas e a sua internacionalização.

26 Abr 2019