ARTISTS’ FILM INTERNATIONAL 2017 | Fundação EDP

'Artists’ Film International'

4 de outubro de 2017 a 30 de abril de 2018

Central

O MAAT integra mais uma vez, pelo segundo ano consecutivo, o Artists’ Film International, um programa dedicado à exibição de vídeos, filmes e animações realizados por artistas de várias zonas do mundo. Iniciada pela Whitechapel Gallery (Londres), a rede reúne 16 instituições que todos os anos selecionam uma obra de um artista de relevo no seu país, partilhando-a com as restantes entidades parceiras. O conjunto dos trabalhos é depois exibido em cada instituição sob um tema comum, permitindo assim mapear a produção artística contemporânea no campo da imagem em movimento.

Em diálogo com a maquinaria industrial da Sala das Caldeiras, a exposição apresenta um conjunto de filmes em torno do conceito de “colaboração”. Para além de obras que resultam de colaborações entre artistas e outros criadores, são exibidos filmes que testemunham a renovada atualidade e potencial de experiências colaborativas num momento de erosão das estruturas sociais, políticas e económicas.

ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS:
Ballroom Marfa (EUA), Center for Contemporary Art Afghanistan (CCAA) (Afeganistão), Fundación Proa (Argentina), GAMeC – Galleria d’Arte Moderna e Contemporanea di Bergamo (Itália), Hammer Museum, Los Angeles (EUA/USA), Hanoi DOCLAB (Vietname), Istanbul Modern (Turquia), Kulturni centar Beograda (KcB) (Sérvia), Muzeum Sztuki Nowoczesnej w Warszawie (Polónia), The National Centre for Contemporary Arts (NCCA) (Rússia), Para/Site Art Space (Hong Kong), Project 88 (Índia), Tromsø Kunstforening (Noruega), Video-Forum / Neuer Berliner Kunstverein (n.b.k.) (Alemanha) e Whitechapel Gallery (Reino Unido).

Imagens da exposição

Fotos: Bruno Lopes