Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2015 | Fundação EDP

Pollyanna Freire

Teresa Braula Reis

Vasco Futscher

Mariana Silva é a vencedora da edição de 2015 do Prémio Novos Artistas Fundação EDP. A artista foi escolhida por um júri internacional composto por Ana Jotta, João Ribas, José Manuel dos Santos, Elfi Turpin e Vincent Honoré. E selecionada no âmbito da exposição coletiva que, entre 26 de junho e 20 de setembro, deu ainda  conhecer no Museu da Eletricidade os trabalhos de Joana Escoval, João Grama, Manuel Caldeira, Marco Pires, Nuno Vicente, Pollyanna Freire, Teresa Braula Reis e Vasco Futscher.

A escolha dos nove finalistas da edição de 2015 do Prémio Novos Artistas Fundação EDP, num total de 762 candidaturas, foi feita por um comissariado constituído por Filipa Oliveira e Sérgio Mah, ambos curadores independentes, e João Pinharanda, programador artístico da Fundação EDP.

O prémio atribuído a Mariana Silva, no valor de 20 mil euros, destina-se a apoiar a continuação do estudo ou do trabalho de criação e investigação do artista e à internacionalização da sua carreira.

Biografia

Mariana Silva nasceu em Lisboa em 1983. Estudou Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Foi distinguida na edição de 2008 do BES Revelação. Participou em diversas exposições coletivas das quais: Entrevista Perpétua, Galeria Cristina Guerra, Lisboa, 2010; A Filosofia do Dinheiro, Museu da Cidade, Lisboa, 2010; Into the Unknown, Ludlow, Nova Iorque, 2010; Às Artes, Cidadãos!, Museu de Serralves, Porto, 2010;For Love, Not Money, Graphic Arts Trienal, Kumu Museum of Arte, Tallin, Estónia, 2011; A Revolution is a Spinning Force, Appleton Square, 2013; Indie Film Festivalmoving image, Cinemateca de Lisboa, 2015;  Europe, Europe, Astrup Fearnley Museum, Oslo, 2014.
Das exposições individuais destacam-se: A Organização das Formas, Kunsthalle Lissabon, Lisboa, 2011; Environments com Pedro Neves Marques, e-flux, Nova Iorque, 2013; Audience Response Systems, Parkour, Lisboa, 2014.
Vive e trabalha em Nova Iorque.

Obras dos finalistas

João Grama. | Photo: António Jorge Silva