Prémio EDP Novos Artistas 2011 | Fundação EDP

Nuno da Luz
Ana Manso
João Serra
André Trindade (menção honrosa)

Priscila Fernandes foi a grande vencedora do Prémio EDP Novos Artistas 2011. A exposição coletiva decorreu entre 1 de julho e 18 de setembro, no Museu da Eletricidade, em Lisboa e contou com obras dos nove artistas selecionados. O comissariado responsável pela seleção de finalistas foi, em 2011, constituído pelos críticos de arte Delfim Sardo e Nuno Crespo e por João Pinharanda, como representante da Fundação EDP.

No contexto da exposição coletiva, o júri internacional que premiou Priscila Fernandes atribuiu uma menção honrosa a André Trindade.

Biografia

Priscila Fernandes nasceu em Coimbra, em 1981. Licenciou-se em Pintura no National College of Art and Design, em Dublin, República da Irlanda. Fez o Mestrado em Belas Artes no Piet Zwart Institute, Willem de Kooning Academy da Universidade de Roterdão, Holanda. O seu trabalho apresenta propostas no campo da instalação, pintura e vídeo. Vive atualmente em Roterdão, na Holanda.

O júri destacou a “grande densidade e complexidade de linguagens” da obra de Priscila Fernandes. De acordo com João Pinharanda, comissário da exposição Prémio EDP Novos Artistas 2011, “o seu discurso artístico é abordado através da "natureza-morta"; o pensamento Moderno através da quadrícula ortogonal e cores primárias; a sociedade produtiva através do controlo das capacidades dos protagonistas em gerirem os valores da geometria e da música. Esta encenada rendição à lógica, às regras, aos sistemas, é uma constante na obra da artista, que interroga estas realidades empregando por vezes uma linguagem que as leva ao absurdo, ao exagero, à voluptuosidade. Espera, assim, chegar a uma nova percepção e representação crítica das mesmas.

OBRAS DOS FINALISTAS

Ana Manso. | Photo: Bruno Santos

André Trindade. | Photo: Bruno Santos

Carla Filipe. | Photo: Bruno Santos

Catarina Botelho. | Photo: Bruno Santos

Catarina Dias. | Photo: Bruno Santos

João Serra. | Photo: Bruno Santos

Nuno da Luz. | Photo: Bruno Santos

Priscila Fernandes. | Photo: Bruno Santos

Vasco Barata. | Photo: Bruno Santos

A EXPOSIÇÃO

Patente entre 1 de julho e 18 de setembro, no Museu da Eletricidade.

Fotografias: Alex Gandum