Outras iniciativas

Negócios Sociais

A Fundação EDP apoia a criação, a implementação e o desenvolvimento de negócios sociais em qualquer fase do seu ciclo de vida, desde o start up ao scaling up.

Além do financiamento, a Fundação EDP acompanha diversos projetos de forma a fortalecê-los com vista à sua autonomia, num percurso que engloba a definição do modelo de negócio e o apoio em diversas áreas e competências complementares às necessidades de cada parceiro (comunicação, apoio jurídico, apoio contabilístico, etc.) – a escola de línguas Speak e o projeto Places4All são dois exemplos.

Em junho de 2016, a Fundação EDP estreou-se com um canal próprio na plataforma PPL Crowdfunding Portugal, na qual apresenta negócios sociais previamente analisados e triados de forma a que possam ser alvo de financiamento colaborativo. Exemplos de beneficiários deste financiamento são a Petit Papão, uma startup de alimentação infantil saudável, o Projecto Darte, que oferece sessões de arte a crianças e jovens em contextos socioeconómicos frágeis e o Pão a Pão, um restaurante para a integração de refugiados do Médio Oriente.

Programa de Precariedade Energética

Com o Programa Precariedade Energética, a Fundação EDP investe em ações de sensibilização e de acompanhamento da gestão da conta de energia junto de um público-alvo em situação ou risco de precariedade energética, que beneficia também de apoio na gestão da sua relação com os seus fornecedores de energia (eletricidade e gás).

O programa iniciou-se com um projeto-piloto lançado em 2015 com a Entreajuda. Esta entidade estabeleceu uma rede de instituições, bancos alimentares e instituições particulares de solidariedade nacional, através das quais é prestado apoio direto a pessoas e/ou famílias carenciadas ou em risco de precariedade energética nos distritos de Lisboa e de Setúbal em questões como contratação de serviços, leitura de faturas, gestão de consumos e prevenção de conflitos, entre outras.

Em 2016 entrou também em campo a Cáritas Portuguesa, atuando nos distritos de Beja, Évora, Santarém, Leiria, Vila Real e Braga com o programa Energia para Todos – Sensibilização e Acompanhamento da Precariedade Energética. Este projeto consiste na capacitação dos técnicos da Cáritas que fazem o atendimento a pessoas necessitadas, dotando-as dos conhecimentos necessários para que possam atuar ao nível da sensibilização e do acompanhamento próximos das famílias em questões como o acesso e o consumo responsável de energia. Pretende-se assim melhorar a situação das famílias carenciadas, possibilitando-lhes poupanças no curto prazo e um desenvolvimento mais sustentável da comunidade no médio prazo.

Operação Nariz Vermelho

A Fundação EDP é parceira da Operação Nariz Vermelho desde 2004. Esta instituição desenvolve um programa de visitas de palhaços profissionais, com formação especializada no meio hospitalar, a crianças internadas nos serviços pediátricos de 13 hospitais da Grande Lisboa, Coimbra Porto e Braga. Este programa é realizado em estreita colaboração com os profissionais de saúde. São realizadas cerca de 40 mil visitas todos os anos.