Orquestra Energia | Fundação EDP

Orquestra Energia

Orquestra Energia Fundação EDP é um projeto de inclusão social através da música que envolve crianças e jovens, dos 6 aos 16 anos, das escolas dos concelhos de Amarante, Murça e Mirandela.

Promovido pela Fundação EDP desde 2010, e com direção artística e pedagógica da Casa da Música desde 2015, este projeto promove a integração social das crianças e jovens oriundos de contextos sociais e económicos vulneráveis, dando-lhe acesso a formação musical, incentivando o sucesso académico, combatendo o abandono escolar e contribuindo para a construção dos seus projetos de vida.

O ensino da música é uma ferramenta que promove o trabalho em equipa, a disciplina e a responsabilidade, melhorando a autoestima dos alunos e das suas famílias e aproximando os pais do processo educativo.

Em Amarante, Murça e Mirandela, mais de 100 alunos participam na Orquestra Energia Fundação EDP em cada ano letivo.

A partir do ano letivo 2018/19, o Ministério da Educação assume a continuidade e execução futura do projeto da Orquestra Energia nos três concelhos, reforçando as equipas docentes. Nesse ano letivo, a Fundação EDP irá assegurar o financiamento através do qual a Casa da Música mantém a direção artística e pedagógica do projeto.

Concerto Orquestra Energia Fundação EDP na Casa da Música. 17 de julho de 2016. | Fotografias: Ricardo Castelo