A Fundação EDP é uma instituição de direito privado. O seu orçamento anual tem origem exclusivamente em transferências do grupo EDP e em contribuições dos seus acionistas.

As contas anuais da Fundação EDP são submetidas a auditoria externa.

Boas práticas

Como medimos resultados: modelo LBG

O Grupo EDP é desde 2008 membro do London Benchmarking Group (LBG), um grupo de trabalho constituído por mais de uma centena de grandes empresas europeias, e que tem como objetivo medir o retorno do investimento realizado em benefício da sociedade. Este modelo, de adesão voluntária, permite que as empresas avaliem de forma mais coerente e rigorosa a forma como estão a promover o desenvolvimento da comunidade.

O modelo LBG permite à Fundação EDP registar o impacto social das suas atividades. E permite também que os acionistas do grupo, que dotam anualmente a Fundação de recursos financeiros, confirmem os resultados dos seus investimentos em projetos das organizações sociais.

A todos os Parceiros da Fundação EDP é exigida a entrega trimestral de um relatório para medir os impactos e facilitar o desenvolvimento dos respetivos projetos.

(Saiba mais:www.lbg-online.netwww.corporate-citizenship.com)

Linhas de orientação para Investidores Socialmente Responsáveis

Transparência. Contratualização. Capacitação. Avaliação. E proporcionalidade. Estes são os cinco pilares de um investimento social responsável que se encontram refletidos e detalhados no documento “Linhas de Orientação para Investidores e Financiadores Socialmente Responsáveis”.

Os princípios apresentados resultam de um processo de reflexão partilhada entre várias entidades que têm vindo a assumir um papel preponderante na dinamização da economia portuguesa através de suporte financeiro e técnico. E que pretendem construir um cenário ético de referência com benefícios para todas as partes envolvidas.

Um trabalho realizado no seio do GRAIS – Grupo de Reflexão de Avaliação de Impacto Social, criado em 2013, e que integra membros da AESE, CASES, Comunidade Vida e Paz, everis, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Montepio, GRACE, IPAV, Instituto da Segurança Social, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, União das IPSS de Lisboa e Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Lisboa.