Arte Pública

A arte como instrumento de inclusão social – é este o mote do programa Arte Pública Fundação EDP.

Orientado para territórios de baixa densidade populacional em todo o País, este projeto visa o acesso à arte e o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de obras de arte pública em meios rurais.

Com curadoria da Fundação EDP, os artistas são convidados a desenvolver um processo de colaboração com as populações locais, motivando-as a participar em assembleias comunitárias para discussão das propostas de intervenção artística a realizar em espaço público (fachadas de edifícios, muros, posto de transformação da EDP Distribuição, etc.)

O projeto prevê parcerias com instituições oficiais e coletividades locais ligadas às artes. Estes parceiros são convidados a colaborar desde a fase inicial dos projetos à sua concretização, com o objetivo de apoiarem também a dinamização e divulgação dos roteiros de arte pública criados a nível local.

Iniciado em 2015, o projeto está já presente em mais de 30 localidades. Cada uma representa um núcleo com identidade própria.

Xana, Alexandre Farto aka Vhils, Luís Silveirinha, Manuel João Vieira, Mariana A Miserável e Menau são alguns dos mais de 30 artistas que assinam as mais de 50 intervenções realizadas no terreno.

OS NÚCLEOS:

WATT?

Localidades: [ALGARVE] Vila do Bispo, Barão de S. João, São Bartolomeu de Messines, Mexilhoeira Grande, Figueira, Alte e Alportel.

Artistas: Jorge Pereira, Mariana A Miserável, Menau, Padure, Susana Gaudêncio, Tiago Batista e Xana.

Projecto Watt
Fotografia: LAC (Laboratório de Actividades Criativas na região do Algarve)

Mayor.art

Localidades: [ALENTEJO] Campo Maior, Ouguela e Degolados.

Artistas: Luís Silveirinha, André Calado aka NADA, Luís Managem aka ORPHÃO, André Clérigo.

Mayor Art
Fotografia: André Calado

Voltagem

Localidades: [TRÁS-OS-MONTES] Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo, Miranda do Douro e Mogadouro.

Artistas: Gabriela Vaz Pinheiro, Nuno Pimenta, Sofia Borges, R2 Design, FAHR 021.3, alunos do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público, Cristina Mateus, Fernando José Pereira, MAR, Pedro Almeida, Miguel Schreck e Ricardo Santos.

Projeto Voltagem
Fotografia: Ricardo Castelo

UniArt

Localidades: [RIBATEJO] Vila da Marmeleira, Assentiz, São João da Ribeira e Ribeira de São João.

Artistas: João Seguro, Samina, Alecrim e Desejos Urbanos (Priscilla Ballarin).

Projecto UniArt
Fotografia: Paulo Alexandrino

ARTEJO

Localidades: [CENTRO, MÉDIO TEJO] Vila Nova da Barquinha, Tancos, Praia do Ribatejo, Atalaia.

Artistas: Alexandre Farto aka Vhils, Manuel João Vieira, Violant, Carlos Vicente e alunos do Centro de Estudos de Arte Contemporânea (CEAC) e da Escola D. Maria II, Vila Nova da Barquinha.

Projeto ARTEJO
Fotografia: Marta Poppe