Como posso organizar uma boa sessão?

Este documentário abre um amplo debate sobre sustentabilidade, ética, cidadania, afeto, cuidado e os potenciais de todos e de cada um para promover mudanças locais e globais.

As histórias de vida destes 18 empreendedores sociais permitem aprofundar a pesquisa e a aprendizagem a partir das soluções inovadoras que estes encontraram para problemas como insucesso e abandono escolar, bulliyng, pobreza extrema, falta de noções básicas de saúde, tráfico de animais e tantos outros.

Mas, o que significa ser um empreendedor social? Todos nós podemos mudar o mundo ou é preciso ser alguém com um dom especial para promover mudanças? Quem são estes empreendedores e o que têm eles para nos ensinar? Que reflexões podem ser feitas a partir da ação destes empreendedores e do seu modo de ver o que os rodeia?

Será que ainda somos capazes de nos importar? Esta é a pergunta que Mary Gordon, uma das empreendedoras sociais entrevistadas no filme nos faz, instigando a discussão sobre a ação individual e coletiva. O que acontece quando nos importamos com os problemas da nossa comunidade, do nosso país, do nosso planeta?

As organizações inscritas podem e devem envolver nas suas sessões todas as pessoas que de alguma forma fazem parte do seu ecossistema. No caso das instituições de ensino, os alunos, as famílias, os professores, os colaboradores, os parceiros institucionais... todos devem ser desafiados a participar na sessão.

Porque não até convidar um empreendedor social que esteja a fazer a diferença na sua localidade, no seu distrito, para fazer parte do debate?

O guia didático IMPORTAS-TE?  dá apoio às sessões de debate para educadores, jovens e adultos com base no visionamento do filme e nos conteúdos sistematizados, para além de sugestões de livros, sites e outros filmes. O objetivo do guia é permitir que espaços formais e não formais de ensino possam incorporar os conteúdos do filme e articulá-los com os seus programas, apontando para novos caminhos, e formar agentes ativos na construção de um mundo melhor.

Faça download e comece já a planear a sua sessão.