Projeto “Aldeias Artísticas” leva arte urbana ao mundo rural

São 15 artistas urbanos que farão intervenções em murais, residências de artistas e exposições na União de Freguesias do Frexial e Juncal do Campo, em Castelo Branco, até ao final de 2015.

O projeto “Aldeias Artísticas” é uma iniciativa da Associação Ecogerminar, parceiro EDP Solidária Barragens, em conjunto com a Associação Terceira Pessoa e que conta com o apoio da Fundação EDP. A iniciativa apresenta novas propostas de dinamização cultural destas aldeias.

Mesk, Marco Almeida/2 Carry On, Manoel Jack, Ana Martins aka Aheneah e Alexandre Farto aka Vhils, são alguns dos street artists que já demonstraram interesse em fazer parte deste projeto.

"Há festa no campo"

Este projeto está integrado no programa “Há Festa no Campo” através do qual a Ecogerminar, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, promove a dinamização cultural e social das suas aldeias, valorizando o seu património imaterial e cultural. São promovidos encontros, oficinas de formação, assembleias participativas, festas e exposições, mantendo sempre a relação com as tradições, memórias e festividades locais.

Gonçalo Fialho (também conhecido como UIVO) esteve na aldeia do Freixial do Campo para criar um mural numa cabine da EDP na entrada da aldeia. Veja o vídeo:

O “Há Festa no Campo” desenvolve-se durante um período de três anos, ao longo do qual serão recolhidas imagens para a produção de um documentário, mostrando a viabilidade de um projeto inovador no mundo rural e esperando que seja um impulsionador deste projeto noutras aldeias.
A Fundação EDP associa-se a este projeto “Aldeias Artísticas” reforçando o seu apoio a projetos fora dos centros urbanos, aproveitando as oportunidades que o mundo rural oferece.

Para além dos artistas já confirmados, novas ideias são bem-vindas!
Se quiser fazer parte deste projeto, envie uma breve biografia e a ideia que pretende desenvolver nesta Aldeia Artística para este email. Participe!