Notícia

Guimarães inaugura Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos com apoio da Fundação EDP

O Hospital da Senhora da Oliveira em Guimarães (HSOG), inaugurou no dia 26 de novembro a Unidade de Cuidados Intensivos de Cardiologia, um projeto apoiado pelo programa EDP Solidária – Saúde, promovido pela Fundação EDP.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do diretor-geral da Fundação EDP, Miguel Coutinho.

Contando com um investimento de 170 mil euros por parte da Fundação EDP, a unidade renovada do HSOG terá novos equipamentos técnico-hospitalares, uma sala única com 8 camas, implementação de monitorização invasiva e por telemetria de todos os internados no Serviço de Cardiologia, bem como a renovação total do mobiliário.

O programa EDP Solidária – Saúde é uma iniciativa da Fundação EDP que visa apoiar projetos que melhorem as condições clínicas e sociais decorrentes de problemas de Saúde, incluindo a reabilitação das instalações de instituições prestadoras de cuidados permanentes de saúde e a doação de equipamentos médicos que não sejam de consumo corrente e de utilização primária.

Miguel Coutinho, diretor-geral da Fundação EDP, assinala que “a saúde foi identificada como um dos sectores estruturantes do programa EDP Solidária, muito pelo apoio que a Fundação EDP poderá providenciar a uma área que requer intervenção recorrente – e crescente - para melhorar os seus equipamentos e capacidade de resposta”.

Neste âmbito, o projeto do HSOG foi um dos 12 selecionados em 2015, tendo sido considerado prioritário pela abrangência da sua área de influência direta - a qual engloba os concelhos de Guimarães, Fafe, Vizela, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto -, bem como pela sua relevância médica e social.