Ciência e Energia | Estágios

Jovens Universitários Melhores Qualificados

A Fundação EDP privilegia a formação de jovens universitários em contexto real de trabalho, assumindo-se como escola de competências. Desde 2006, proporciona cerca de 20 estágios por ano.

O Programa de Estágios (PEJAME) é dirigido a estudantes de qualquer nível universitário com formação científica nas áreas das Ciências e das Artes. Os estagiários melhor classificados de cada semestre podem candidatar-se a um semestre complementar. A carga horária é de quatro horas por dia, três dias por semana, um dos quais ao fim de semana.

Os estágios decorrem em contexto real de trabalho, durante um período de seis meses, ao longo do qual os jovens adquirem conhecimentos em áreas como Museologia, História da Arquitetura da Central Tejo, História das Eletricidades e Fontes de Energia além de outras competências como gestão de públicos, planeamento ou Técnicas de Comunicação.

Candidaturas e bolsas

Compete à Fundação da Juventude administrar o processo de candidaturas e atribuir bolsas de estágio. Existem duas fases anuais de candidatura.

Saiba mais»

Sistema de Seleção

1. Avaliação curricular, testes escritos e entrevistas orais.
2. Formação em sala ao longo de 3 semanas, com realização de provas escritas e provas orais.
3. Seleção dos melhores candidatos.

Objetivos pedagógicos

1. Desenvolvimento da autoconfiança e metodologias de inter-relacionamento com grupos. Gestão de casos difíceis.
2. Desenvolvimento da capacidade de liderança e de comunicação.
3. Desenvolvimento de metodologias relacionadas com planeamento, disciplina, compromisso e flexibilidade.
4. Assunção de objetivos e metas no desenvolvimento de trabalho, sujeição e interação com a opinião de terceiros.
5. Desenvolvimento da capacidade de abertura, aprendizagem permanente e raciocínio rápido
6. Saber utilizar conhecimentos teóricos em matérias técnicas.

Plano de Estágio

1. Guiamento de visitantes no circuito museológico