Inovação Social | Orquestra Energia

Inclusão social pela música

O Orquestra Energia Fundação EDP é um projeto de inclusão social através da música que envolve crianças e jovens, dos 6 aos 16 anos, das escolas dos concelhos de Amarante, Murça e Mirandela.

Promovido pela Fundação EDP desde 2010, e com direção artística e pedagógica da Casa da Música desde 2015, este projeto promove a integração social das crianças e jovens oriundos de contextos sociais e económicos vulneráveis, dando-lhe acesso a formação musical, incentivando o sucesso académico e combatendo o abandono escolar e contribuindo para a construção dos seus projetos de vida.

O ensino da música é uma ferramenta que promove o trabalho em equipa, a disciplina e a responsabilidade, melhorando a autoestima dos alunos e das suas famílias e aproximando os pais do processo educativo.

Este projeto é inspirado no sistema Nacional de Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela, um programa social que nasceu em 1975 e que conta hoje com mais de 220 orquestras formadas por crianças e jovens provenientes de contextos problemáticos.

Em Amarante, Murça e Mirandela, mais de 190 alunos participam na Orquestra Energia Fundação EDP.