Inovação Social | Escolas solidárias

Escolas solidárias

O programa Escolas Solidárias Fundação EDP é um movimento de cidadania ativa que incentiva alunos, do 2ª ciclo ao ensino secundário (público e privado), a envolverem-se ativamente na resolução das questões sociais que afetam a sua comunidade.

Criado para responder aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Escolas Solidárias Fundação EDP lança, em cada ano letivo, os grandes desafios que o planeta enfrenta e aos quais podemos dar resposta nas comunidades onde vivemos:

. erradicar a pobreza e a fome;
. promover a sustentabilidade económica;
. garantir mais Educação, melhor Saúde;
. cuidar das comunidades mais vulneráveis;
. promover a inclusão de todo o ser humano;
. fomentar a sustentabilidade ambiental;
. apoiar o desenvolvimento humano noutras regiões do mundo.

O programa nasceu em 2010 nas escolas dos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo, com o apoio da EDP Gás. Desde então, foram já implementados mais de 700 projetos.

As inscrições realizam-se no início de cada ano letivo.

Porquê ser escola solidária?

Ser Escola Solidária é proporcionar aos alunos uma educação integral, que tem no exercício da cidadania um instrumento de desenvolvimento pessoal e social. É, também, criar vínculos fortes entre a população escolar, as famílias e a comunidade alargada.

Um projeto de formação para a cidadania que encontra na escola o local ideal para:

. construir uma matriz pedagógico-solidária de continuidade;
. estabelecer a ponte com as associações de apoio social já existentes;
. estimular a cultura de entreajuda e intervenção ativa;
. interagir com encarregados de educação e famílias;
. contaminar positivamente a sociedade, otimizando recursos e impelindo todos a agir;
. transformar a realidade, criar a certeza de futuro!

Participe neste movimento. Increva a sua escola!

CONSULTE O SITE ESCOLAS SOLIDÁRIAS.