Cultura | Prémio Novos Artistas Fundação EDP

Vencedor: Gabriel Abrantes
Menção Honrosa: Mauro Cerqueira

Biografia

Gabriel Abrantes nasceu nos Estados Unidos da América, em Chapel Hill, Carolina do Norte, em 1984. Completou a licenciatura em Cinema e Artes Visuais na The Cooper Union for the Advancement of Science and Art (Nova Iorque, 2006), e uma pós-graduação no Le Frenesoy Studio National des Arts Contemporains (Tourcoing). Desde 2002, expõe individualmente. Recebeu numerosos prémios, onde se inclui o Leopardo de Ouro para a Melhor Curta Metragem Internacional, no Festival de Cinema de Locarno 2010, pelo seu filme A History of Mutual Respect. Vive e trabalha em Lisboa.

Exposição

A exposição do Prémio EDP Novos Artistas 2009 decorreu de 28 de março a 10 de maio, no Museu da Eletricidade, em Lisboa. Foram apresentadas as obras dos seguintes artistas: Gabriel Abrantes, Sónia Almeida, António Bolota, Mauro Cerqueira, Bruno Cidra, Hernâni Gil, Margarida Paiva e Gonçalo Sena.

Comissários

Nuno Crespo, João Pinharanda, Delfim Sardo.

Júri

Pedro Calapez (pintor e vencedor do Prémio EDP de Pintura 2001),
Agnaldo Farias (curador do Instituto Tomie Othake, São Paulo, Brasil),
Miguel von Hafe Pérez (curador),
Bartolomeu Marí i Ribas (diretor do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, Espanha),
José Manuel dos Santos (diretor cultural da Fundação EDP).

Design Catálogo

Pedro Falcão