Cultura | Prémio Novos Artistas Fundação EDP

Prémio EDP Novos Artistas 2007

Vencedor: André Romão

Biografia

André Romão nasceu em Lisboa, em 1984. Vive e trabalha em Berlim, onde desenvolveu uma residência artística na Künstlerhaus Bethanien como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Formado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, nos seus trabalhos André remete o espectador para um universo artístico convocando a literatura, poesia, filosofia e história e trabalhando variados suportes entre eles desenho, fotografia, vídeo e instalação. Tem exposto regularmente desde 2006, em cidades como Lisboa, Porto, Madrid, Berlim e Florença.

Exposição

A exposição do Prémio EDP Novos Artistas 2007 teve lugar no CACE Cultural do Porto, na antiga Central Termoelétrica do Freixo, Central do Freixo, históricas instalações da EDP. Foram apresentadas as obras dos seguintes artistas: André Cepeda, Mónica Gomes, Daniel Melim, Fernando Mesquita, André Romão, Mafalda Santos, André Sousa, Gustavo Sumpta e o coletivo de artistas Pizz Buin.

Comissários

Nuno Crespo, João Pinharanda, Delfim Sardo

Júri

Adam Budak (curador do Museu de Graz, Áustria e um dos responsáveis pela Manifesta de 2008),