Cultura | Prémio Novos Artistas Fundação EDP

Prémio EDP Novos Artistas 2004

Vencedor: João Maria Gusmão/Pedro Paiva

Biografia

João Maria Gusmão nasceu em Lisboa, em 1979; Pedro Paiva nasceu também em Lisboa, mas em 1977. Trabalham juntos desde 2001, criando objetos, instalações e pequenos filmes, que os próprios descrevem como “ficção poética e filosófica”. Nos seus trabalhos surge um constante diálogo entre realidade e ficção, humor e poesia, com claras referências à literatura histórica e à mitologia. Fazem parte do grupo de jovens artistas portugueses com mais forte afirmação internacional do momento.

Exposição

A exposição do Prémio EDP Novos Artistas 2004 teve lugar no Centro de Exposições do CCB, em Lisboa, entre outubro e novembro de 2004. Foram apresentadas as obras dos seguintes artistas: Rita Sobral Campos, Cristiano Castro, José Maria Gusmão/Pedro Paiva, Diogo Pimentão, Nuno Ramalho e Miguel Rondon.

Comissários

Nuno Faria, João Pinharanda e Delfim Sardo

Júri

Manuel Costa Cabral (diretor do Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian),